sábado, 2 de maio de 2009

Batalha diária

Está ficando cada vez mais difícil andar de ônibus nessa cidade. É difícil pegar, é difícil entrar, é difícil ficar em pé, é difícil ficar sentado, é difícil ...
Estou cansada de tanta dificuldade! Toda vez que pego ônibus pago mico: ou na entrada, ou na saída.
Sempre fico como um bêbado, cambaleando por entre os bancos até que consigo avistar um lugar vazio lá atrás, melhor ficar em pé? Não! Vou à luta, enfrento aquelas pessoas, todas em busca do mesmo lugar, o coração acelera, quando finalmente : venço! Uma batalha cansativa. Quando vou aproveitar meu nobríssimo e disputadíssimo prêmio, eis que chega uma senhora: Dá licença, minha filha... Mas é claro, os idosos sempre têm direito, não estou discordando, faz parte da nossa educação respeitar os mais velhos E ceder seu lugar no ônibus. Por que não? São mais cansados, não é mesmo ? Pelo menos esses senhores poderiam retribuir de uma forma bondosa segurando nossas pastas. Mas não! Ceder lugar é nossa obrigação de jovem! Ficar caindo, cambaleando e tentando se equilibrar será nossa obrigação também?
Mas sempre surge uma alma caridosa, um jovem rapaz, com o maior jeitinho pede para ajudar, tenho que negar, com certeza está querendo ajudar com segundas intenções. Aquela cara não engana, nego e tento me segurar, ainda falta uns pontinhos até chegar em casa e quando quase caio, levanta - se aquela senhora, peraí, ela já vai descer. Oba! Vou conseguir chegar lá, consigo. Como é bom sentar! Quando olho para o lado, não acredito! O ônibus lotou! Como vou sair daqui? Tenho que levantar novamente, senão vai ser impossível descer no ponto certo. Consigo chegar no alarme, puxo a cordinha...não apita...aperto o botãosinho...e nada. A solução foi gritar: Ô motoriiiiistaaa abre !...Chamo 'aquela' atenção, todo mundo olhando pra mim, o motorista freia e ME DESEQUILIBRO. Caio em cima do banco, levanto logo e consigo descer. Ainda escuto uma gracinha do "jovem bondoso": Eu queria ajudaaar...
Enfim chego em casa, vou descansar, deito no sofá, chega meu irmão: Minha mãe ligou e pediu pra você ir pra minha , o dinheiro do ônibus tá aí...
Que? Ônibus de novo nããããããão!

Aline Alli

9 comentários:

  1. Hora do rush!
    A minha diferença é que pego ônibus de manhãzinha, vejo o sol nascendo... É lindo, mas tbm já peguei muito ônibus lotado... É desse jeito mesmo: desagradávelíssimo! lol
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Sempre pego ônibus desse jeito. É um caos. Fora as vezes que tem aquele lugarzinho vazio bem longe da saida, aí vc fica com medo de sentar pq possa ser que o onibus encha mais e fique mais dificil de sair.
    Aí vai em pé a viagem toda do ladinho da porta e na hora de vc puxar a cordinha não tem nenhuma por perto. Aí vc precisa pedir pra alguém puxar a bendita cordinha pra vc.

    Um saco.
    [/nemsempreaspessoasfazemissocommuitavontade

    ResponderExcluir
  3. é sua vez de postar dona Brunna!

    ResponderExcluir
  4. Que minha vez. Tire isso de sua cabeça.

    ResponderExcluir
  5. AMO essa ! Nada como um ônibus lotado e pessoas com um cheiro muito 'convidativo'. Mas a melhor é quando o ônibus tá cheião e tem um camelô passando toda hora de lá pra cá. Uhuuuu muito agradável !

    ResponderExcluir
  6. Adorei a crônica! A maioria das coisas acontece comigo...

    O blog de vocês tá boom! tem que divulgar!

    Beijinhos e xau. :D

    ResponderExcluir
  7. Me lembrei de uma crônica do Sérgio Porto(ou melhor, Stanislaw Ponte Preta) em que ele dizia que antigamente,ônibus lotado só tinha homem em pé, pq cediam os lugares para as mulheres.Tá vendo? Foram queimar sutiã e o escambau,agora tem q agarrar o ferrinho...
    Enfim,realmente é uma luta.Se você precisar de ônibus da Estrela ou da Mathias(Com aqueles adoráveis motoristas que ignoram o seu 'bom dia!'),pior ainda.
    Mas discordo disso: "Mas sempre surge uma alma caridosa, um jovem rapaz, com o maior jeitinho pede para ajudar". Sempre não!Depende de quem precisa de ajuda. Eu, geralmente, carrego minhas tralhas até descer-exceto quando já dei meu lugar pra alguma senhorinha bacana, daí elas seguram (nesse ponto tenho mais sorte que você). Para mim, segundas intenções têm aqueles que 'gentilmente' deixam a gente entrar antes,quando tem fila.Quando chega dentro do buzão eles não têm a mesma gentileza pra ceder o lugar,certo?O que me leva a crer que tal gentileza tem o único objetivo de lhe proporcionar uma visão privilegiada da derrière das moçoilas.
    Onibusfobiaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. É verdade, o pior é quando dão a frente na fila. Constrangedor, você sabe o que o rapaz quer ver e ele sabe que você sabe o que ele está vendo.

    ResponderExcluir
  9. O pior não é isso,nãããão. O pior é ser 'encoxada' no ônibus , aquele indivíduo anormal que saí de casa e pensa : 'que tal encoxar umas mulheres que estam quase caindo no ônibus ?Por que não ? Será divertido para um dia de sol ' Isso é de tirar qualquer pessoa do sério.

    ResponderExcluir

Seja agradável, comente!